Av. Bento Gonçalves, 2310, sala 31 - Novo Hamburgo, RS.
(51)992364768

Implantodontia

O tratamento de implante dentário é um procedimento cirúrgico mais eficaz e confortável para a substituição de dentes perdidos. O implante é inserido na estrutura óssea funcionando como raiz artificial de um dente com coroa cerâmica, com semelhança estética e funcional aos dentes naturais. O tratamento de implante dentário pode ser dividido em etapas, que variam de acordo com a condição de cada paciente avaliado previamente.
Veja as principais dúvidas dos nossos pacientes
Como é realizada a cirurgia?
O tratamento de implante dentário pode ser dividido em etapas, que variam de acordo com a condição de cada paciente avaliado previamente.
Etapas:
Avaliação inicial: neste momento ouvimos qual a principal queixa do paciente e solicitamos o exame de tomografia da região
Planejamento: a partir dos resultados dos exames fazemos o planejamento com a localização exata da inserção do implante, oferecendo maior precisão e segurança ao tratamento.
Momento cirúrgico: dia da inserção do implante na parte óssea que funcionará como raiz artificial do dente. Junto pode ser entregue um provisório até que ocorra total cicatrização da região.
Avaliação pós operatória: retorno para avaliar cicatrização e cuidados pós cirúrgicos.
Após completa cicatrização e osseointegraçao do implante (que leva de 2 a 6 meses) é confeccionado a coroa definitiva do implante.
Quais os tipos de implantes dentários?
Implante unitário:
unitário é aquele feito para repor apenas um dente. Caso seja necessário extrair o dente primeiro, é possível fazer a extração e o implante durante a mesma cirurgia — o que contribui com uma recuperação mais rápida do paciente, que não precisará passar por dois processos cirúrgicos.
Implante dois por três
O modelo dois por três é indicado para pacientes que precisam repor três dentes vizinhos. Nesse caso, são implantados dois pinos de titânio. A prótese é feita com os três dentes unidos; por isso, no dente do meio não é necessário o pino, já que o suporte é feito pelos adjacentes.
Prótese Protocolo Fixo
Nessa situação é feito uma prótese total (para substituir todos os dentes da arcada) fixada sob com 4 a 8 pinos implantados. A quantidade de pinos varia de acordo com o tamanho da arcada dentária do paciente e distribuição óssea.
Prótese overdenture
A prótese overdenture é um modelo que também é indicado para pessoas que perderam todos os dentes. Para a sua utilização é realizado implantes que servirão de encaixe para a prótese. Dessa forma, ela apresenta maior estabilidade que as dentaduras comuns, o que significa mais segurança e conforto durante a mastigação.
Entre as vantagens desse modelo estão o menor número de implantes necessários para a sua fixação e a facilidade de higienização, já que pode ser removida.
Como é a recuperação pós cirúrgica?
É necessário que ocorra a osseointegracao, esse período não leva mais do que alguns meses e acontece de forma indolor, progressivamente, e não é sentido pelo paciente. A vida segue completamente normal para o implantado. Após a cirurgia, alguns dias serão dedicados a uma alimentação pastosa e gelada, além de muito repouso. E medicações que controlam a qualquer possibilidade de dor dos primeiros dias. Depois desse período, é possível se alimentar normalmente e voltar às atividades comuns.