Av. Bento Gonçalves, 2310, sala 31 - Novo Hamburgo, RS.
(51)992364768

Tratamento de canal

O tratamento de canal é indicado quando existe um processo inflamatório ou infeccioso que pode ou não gerar dor, edema (inchaço), perda óssea e consequentemente levar a perda do dente e danos a saúde em geral. Muitas vezes mesmo não apresentando sintomatologia dolorosa o tratamento de canal já está indicado. Dentro do dente existe uma estrutura vascularizada e com inervações que chamamos de polpa. Ela é responsável pela nutrição e proteção dos dentes. Quando ocorre algum dano nessa estrutura por algum problema como lesões de cárie profundas, trincas dentárias, ou processos crônicos. precisamos realizar o tratamento de canal para remover as bactérias decorrentes do processo de decomposição dessa estrutura.
Veja as principais dúvidas dos nossos pacientes
Quanto tempo demora o tratamento de canal?
A duração do tratamento vai depender das condições do dente e da extensão do processo infeccioso. Grande parte dos tratamentos podem ser realizados em uma única visita e sessão. A duração aproximada da sessão é de 90 minutos.
Vou sentir dor?
Atualmente, com técnicas anestésicas adequadas e com equipamentos que tornam o tratamento de canal mais rápido, seguro e com maior previsibilidade é possível realizar tratamentos indolores.
Tratamento de canal enfraquece o dente?
Estudos mostram que o simples acesso endodôntico não é capaz de fragilizar a estrutura dentaria em mais do que 5%. Na verdade, o que leva o dente à fragilidade é a perda da estrutura dental causada pela extensão de tecido cariado e/ou pelo tamanho de fratura coronária.
Enfim, é a situação clínica como um todo que torna esse dente mais frágil e não o tratamento endodôntico por si só.
Por isso é muito importante que, após o canal finalizado, seja feita a escolha correta do procedimento reabilitador, restabelecendo a resistência da estrutura dental.